Atendimento ao cliente: o que é e 5 boas práticas para aplicar no seu negócio

Você deve ter percebido que, cada dia mais, os clientes não buscam só um produto ou serviço. Eles buscam uma experiência completa, desde os primeiros contatos até o pós-venda.

E oferecer um atendimento de excelência não é mais um diferencial, mas sim uma cultura indispensável.

Mas, afinal, o que é atendimento ao cliente e por que ele é tão importante?

De maneira objetiva e clara, o atendimento ao cliente são todas as interações e serviços prestados por uma empresa aos seus clientes durante todo o processo de compra, uso e pós-venda de um produto ou serviço.
Basicamente, é o conjunto de ações e práticas que visam fornecer suporte, solucionar dúvidas, atender às necessidades e garantir a satisfação dos clientes.
Independente se o objetivo é manter clientes ou gerar novos leads, por exemplo, é imprescindível fornecer uma qualidade alta no atendimento ao cliente.

Canais de atendimento
O atendimento ao cliente pode ocorrer por meio de diferentes canais de comunicação, como: telefone, e-mail, chat online, redes sociais e atendimento presencial.
Independentemente do canal escolhido, o objetivo é estabelecer uma comunicação efetiva, na qual os clientes se sintam ouvidos, valorizados e recebam as informações ou assistência necessárias.

Por que o atendimento ao cliente é importante?

Uma pesquisa “State of the Connected Consumer”, realizada pela Salesforce com mais de 6.700 consumidores em 15 países, incluindo o Brasil, demonstrou que 80% dos clientes afirmam que a experiência oferecida por uma marca é tão importante quanto a qualidade dos produtos e serviços que ela oferece.
Então, isso só valida a importância de um atendimento de excelência. Então, conheça os clientes, construa relacionamentos e jornadas personalizadas para oferecer uma experiência positiva.
A experiência do cliente será o resultado de todos os seus esforços de atendimento.

Boas práticas de um bom atendimento ao cliente

Existem várias boas práticas que podem ajudar a garantir um bom atendimento ao cliente e vamos deixar algumas a seguir:

  1. Cordialidade: Tratar os clientes com respeito, empatia e cortesia, demonstrando interesse genuíno em ajudá-los.
  2. Agilidade: Responder prontamente às solicitações e dúvidas dos clientes, minimizando o tempo de espera e oferecendo soluções rápidas.
  3. Conhecimento: Possuir um bom conhecimento sobre os produtos ou serviços oferecidos, bem como as políticas da empresa, para fornecer informações precisas e corretas.
  4. Personalização: Adaptar o atendimento de acordo com as necessidades individuais de cada cliente, levando em consideração seu histórico de compras, preferências e perfil.
  5. Resolução de problemas: Ser capaz de lidar com reclamações, insatisfações ou problemas de forma eficiente, buscando soluções satisfatórias para o cliente.

Como atender o cliente no meio digital?

A tecnologia e os meios digitais avançam cada dia que passa. E com isso, as empresas também precisam se atualizar com as formas de se relacionar com os consumidores também.
Uma das tecnologias que vem se destacando nos últimos dias é a Inteligência artificial.
Ela ajuda a analisar dados, trazer insights e deixar seu negócio e a experiência que você oferece mais inteligentes.

Chatbots
A automatização da comunicação com inteligência é a escolha perfeita se você quer revolucionar a experiência que o seu cliente tem com a sua empresa.
Basicamente, são robôs desenvolvidos dentro de aplicativos de mensagens para automatizar o atendimento, como o whatsapp, por exemplo,   que entendem a linguagem natural e seguem aprendendo com cada conversa e evoluindo para interagir cada vez melhor com as pessoas.

Outra vantagem é que com o chatbot, você supre a principal exigência dos consumidores hoje em dia: a velocidade.
Você garante que todos os seus clientes sejam atendidos de forma rápida e eficiente.
E o Chatboot Bootcomp é assim: uma ferramenta, todos os canais de comunicação, diversos atendentes e apenas 01 número de celular.

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