Você deve ter percebido que, cada dia mais, os clientes não buscam só um produto ou serviço. Eles buscam uma experiência completa, desde os primeiros contatos até o pós-venda.
E oferecer um atendimento de excelência não é mais um diferencial, mas sim uma cultura indispensável.
Mas, afinal, o que é atendimento ao cliente e por que ele é tão importante?
De maneira objetiva e clara, o atendimento ao cliente são todas as interações e serviços prestados por uma empresa aos seus clientes durante todo o processo de compra, uso e pós-venda de um produto ou serviço.
Basicamente, é o conjunto de ações e práticas que visam fornecer suporte, solucionar dúvidas, atender às necessidades e garantir a satisfação dos clientes.
Independente se o objetivo é manter clientes ou gerar novos leads, por exemplo, é imprescindível fornecer uma qualidade alta no atendimento ao cliente.
Canais de atendimento
O atendimento ao cliente pode ocorrer por meio de diferentes canais de comunicação, como: telefone, e-mail, chat online, redes sociais e atendimento presencial.
Independentemente do canal escolhido, o objetivo é estabelecer uma comunicação efetiva, na qual os clientes se sintam ouvidos, valorizados e recebam as informações ou assistência necessárias.
Por que o atendimento ao cliente é importante?
Uma pesquisa “State of the Connected Consumer”, realizada pela Salesforce com mais de 6.700 consumidores em 15 países, incluindo o Brasil, demonstrou que 80% dos clientes afirmam que a experiência oferecida por uma marca é tão importante quanto a qualidade dos produtos e serviços que ela oferece.
Então, isso só valida a importância de um atendimento de excelência. Então, conheça os clientes, construa relacionamentos e jornadas personalizadas para oferecer uma experiência positiva.
A experiência do cliente será o resultado de todos os seus esforços de atendimento.
Boas práticas de um bom atendimento ao cliente
Existem várias boas práticas que podem ajudar a garantir um bom atendimento ao cliente e vamos deixar algumas a seguir:
- Cordialidade: Tratar os clientes com respeito, empatia e cortesia, demonstrando interesse genuíno em ajudá-los.
- Agilidade: Responder prontamente às solicitações e dúvidas dos clientes, minimizando o tempo de espera e oferecendo soluções rápidas.
- Conhecimento: Possuir um bom conhecimento sobre os produtos ou serviços oferecidos, bem como as políticas da empresa, para fornecer informações precisas e corretas.
- Personalização: Adaptar o atendimento de acordo com as necessidades individuais de cada cliente, levando em consideração seu histórico de compras, preferências e perfil.
- Resolução de problemas: Ser capaz de lidar com reclamações, insatisfações ou problemas de forma eficiente, buscando soluções satisfatórias para o cliente.
Como atender o cliente no meio digital?
A tecnologia e os meios digitais avançam cada dia que passa. E com isso, as empresas também precisam se atualizar com as formas de se relacionar com os consumidores também.
Uma das tecnologias que vem se destacando nos últimos dias é a Inteligência artificial.
Ela ajuda a analisar dados, trazer insights e deixar seu negócio e a experiência que você oferece mais inteligentes.
Chatbots
A automatização da comunicação com inteligência é a escolha perfeita se você quer revolucionar a experiência que o seu cliente tem com a sua empresa.
Basicamente, são robôs desenvolvidos dentro de aplicativos de mensagens para automatizar o atendimento, como o whatsapp, por exemplo, que entendem a linguagem natural e seguem aprendendo com cada conversa e evoluindo para interagir cada vez melhor com as pessoas.
Outra vantagem é que com o chatbot, você supre a principal exigência dos consumidores hoje em dia: a velocidade.
Você garante que todos os seus clientes sejam atendidos de forma rápida e eficiente.
E o Chatboot Bootcomp é assim: uma ferramenta, todos os canais de comunicação, diversos atendentes e apenas 01 número de celular.
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